O Dry Needling consiste na aplicação de agulhas, sem medicação, em pontos dolorosos com o objetivo de reduzir a dor musculoesquelética, neuropática e articular, e o tensionamento dos tecidos envolvidos.
Pode ser aplicado também diretamente no ponto gatilho miofascial para produzir o relaxamento destes tecidos, fazendo com que haja ganho de amplitude articular, no caso de limitação do movimento, restaurando a função.
O Agulhamento a Seco pode ser utilizado tanto em dores agudas, quanto crônicas, e em diversos tratamentos de distúrbios musculares locais, como: torcicolos, trigger points/pontos gatilhos, síndrome miofascial, cefaleia tensionar, cervicalgia, dorsalgias, lombalgias, ciatalgias e, também, dores articulares em geral.
É importante saber que esta técnica se diferencia da acupuntura em termos históricos, contexto filosófico, indicativo e prático. Os o jericós e filosofia por trás do Agulhamento a Seco, utilizado por fisioterapeutas, não se baseiam em teorias ou doutrinas da Medicina Tradicional Chinesa.